Nuno Baltazar dá continuidade a uma serie de coleções inspiradas em viagens, agora com ” Dido & Aeneas”.
“Entre montanhas vulcânicas áridas e rochosas desenvolvem se intrigas, figuras mitológicas e amores impossíveis banhados pelo mediterrâneo.”
Imagens urbanas e sofisticadas, para uma silhueta feminina elegante e metafórica.
Longos vestidos fluidos contrastam com peças estruturadas de inspiração masculina.
Irregulares e geométricos, drapeados, pregas e assimetrias.
Telas de algodão, linho e seda misturada com viscose.
Neutros como preto, branco, castanho e bege, em contraste com tons fortes e vibrantes.
Pedro Pedro revisitou a temática das flores de forma única e original, pintando tecidos como se de papel de parede se tratasse.
A colecção “Wall Paper” surge como resultado desta pesquisa.
O regresso à natureza nos motivos, mas também no processo de confecção: manufactura, estampagem e impressão.
Aguarelas frescas e florais, pintam vestidos, saias evasé e tops sem costas, entre coordenados monocromáticos em tons neutros ou vibrantes.
Formas orgânicas e femininas, para uma primavera elegante e delicada.
Após uma ausência de cinco edições em que se dedicou exclusivamente ao design industrial, Maria Gambina regressa à passerelle da ModaLisboa com “Inês de Castro”.
Tendo como ponto de partida a história de D.Pedro de Portugal e D.Inês M.G. desenvolve uma coleção que, como se de uma peça de teatro se tratasse, se apresenta dividida em três atos: 1 – Inês jovem e apaixonada; 2 – Inês assassinada; 3 – Inês coroada (depois de morta).
O estilo marcadamente street e alternativo, é representado através de peças cortadas, rasgadas e estampadas, sendo os falsos drapeados e aberturas nas mangas a única influência do vestuário da época (sec. XIV).
Nas palavras da designer: “É uma colecção muito urbana, com materiais muito técnicos e inovadores, em que todas as peças têm um ar rebelde, porem sexy, sem deixarem de ser românticas”.
Inês Soares/ Fernando Morgado