Encontra-se a decorrer no Museu Municipal de Esposende a exposição “VIANA DE LIMA: MOMENTO MEMENTO”.

Nesta exposição podemos observar desenhos, planos, plantas, projectos e fotografias de obras concluídas de um dos mais conceituados arquitectos do séc. XX, referência incontornável do Modernismo em Portugal.
Alfredo Evangelista Viana de Lima nasceu em Esposende  a 18 de Agosto de 1913 e formou-se em Arquitectura na Escola de Belas Artes do Porto (1929-41), terminando o curso com uma tese intitulada “Uma Biblioteca-Arquivo para o Ensino Universitário”.
Após estagiar na Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais do Ministério das Obras Públicas, viajou por diversos países de forma a aprofundar os seus estudos sobre arquitectura e o urbanismo.
Foi um dos membros fundadores do grupo ODAM – Organização dos Arquitectos Modernos (1947), participou em Congressos Internacionais e deslocou-se várias vezes ao Brasil como consultor da UNESCO, onde conheceu Óscar Nimeyer com quem veio a colaborar em dois projectos.
Desenvolveu uma extensa e importante obra, que viria a influenciar não só os arquitectos do Porto, mas os de todo o país e além-fronteiras.
A arquitectura de Viana de Lima concilia habilmente a invocação de raízes culturais e o exercício virtuosístico de uma linguagem tipicamente modernista, le-Corbusiana, numa síntese em que balanceia “uma modernidade sintática a que aderia e que lhe apetecia explorar” e um “inelutável desejo de recuperação do passado e de legitimação histórica”. (Vieira de Almeida, 1996).
A exposição estará patente no Museu Municipal de Esposende até ao dia 30 de Setembro.

 

Leave a Comment