Mais do que descrever desfiles e comentar colecções, ser jornalista de moda é dedicar-se à divulgação de um sector de grande importância económica, presente quer a nível psicológico e conceptual numa perspectiva de representação particular, quer num sentido mais pragmático, quotidiano e utilitário.

O Jornalista de moda recolhe e processa informação. Entrevista designers e profissionais criativos, pesquisa e lança tendências, visita fábricas e ateliers, faz reportagens de eventos e desfiles. Elabora notícia e crónicas de opinião.

Transforma em palavras algo que é essencialmente visual.

Tem de ser, também ele, criativo, original e inovador, mantendo o pragmatismo, a imparcialidade e uma certa visão “outsider”.

De forma a filtrar a informação, deve possuir sensibilidade, sentido estético, conhecimentos técnicos e teóricos multidisciplinares. (Têxteis, história, cultura, arte, comportamentos).

Áreas de Formação: Moda e Comunicação

Conteudos programáticos:

  • Moda e Comunicação;
  • Géneros Jornalísticos;
  • O Jornalismo de Moda;
  • Moda Portuguesa;
  • Ateliers práticos.

Objectivos Gerais:

“Abrir caminho” a novos profissionais; proporcionar um primeiro contacto com a actividade em causa e fomentar o enriquecimento curricular diversificado.

Por não existir em Portugal ensino especializado nesta área, a criação destes “ateliers de jornalismo de moda” práticos, interactivos e dinâmicos irão proporcionar uma experiencia muito interessante aos nossos formandos.

Esta acção será o ponto de partida para a realização de vários “módulos” de formação que apesar de independentes e diferenciados estarão integrados numa temática comum: as técnicas de informação de moda.

Público- Alvo:

  • Estudantes que pretendam enriquecer os seus conhecimentos e adquirir conteúdo curricular;
  • Profissionais de comunicação social que pretendam aumentar os seus conhecimentos na área da moda.
  • Público em geral que se interesse pela temática da acção.

Perfil da Formadora:

 Inês Soares: Jornalista de moda/ correspondente internacional de moda portuguesa para a midia brasileira, é actualmente editora do portal de moda Runway-MAG. Colabora como jornalista e produtora de conteúdos para várias publicações.

Formadora credenciada com o Certificado de Aptidão Pedagógica.

(Participação de um convidado especial/ designer de moda)

Contactos: Inessoares.press@gmail.com/ geral.runwaymag@gmail.com

 

Beleza. Criatividade. A imaginação levada ao limite. A desconstrução da realidade, em imagens. Conceptualização. Contextualização. Elegância. Puro estilo. Movimento constante de cores e formas, ao ritmo da passerelle. Moda. Sempre. O limiar, subtil fronteira entre o real e o insólito. A arquitectura dos corpos. Flash-back de sensações.

Leave a Comment