O Hotel Melia em Bilbao foi o cenário escolhido para a 3ª edição de Fitting Room, um evento de arte, moda e tendências.
Design, fotografia, tecnologia, acessórios, joalharia, calçado e vestuário.

Trinta e seis artistas oriundos de diversos países: Espanha; Japão; EUA; Itália; Cuba; Costa Rica; Venezuela e Portugal, personalizaram cada quarto de forma intimista numa representação original do seu universo criativo, o que permitiu ao público um contacto mais profundo com objecto e criador.

…e o público, aderiu em massa aos dois dias de showroom.
Artistas, designers e criativos recriaram o ambiente de cada “habitación” dando vida e cor a um conceito artístico inter-disciplinar, dinâmico e inter-activo.

Fitting Room é um evento bienal itinerante.
Após a 1ª edição em Bilbao, seguiu para Madrid regressando agora à cidade onde tudo começou. Seguir-se-á Madrid, Barcelona, e possivelmente, Berlim.

Projectos interessantes e originais, mais ou menos comerciais.
Destaco as designers de moda Anne Fong de Chicago e Anna Fortuny de Barcelona convidadas do grupo “Toyota Creative”.
Eva Escamilla de Valência surpreendeu com um original trabalho de feltro em fusão com outros materiais como crepe ou seda através de uma técnica japonesa milenar chamada “Nuno” aplicada a cachecóis e echarpes.


Ilustrações estampadas em couro, joalharia inspirada em tabletes de chocolate, pintura com tinta feita à base de cacau e café; bijouteria e acessórios; chapelaria e hair bands para todos os gostos.
Vintage e eco-friendly foram as tendências marcantes.
Do corte orgânico e materiais 100% naturais ao elegante e sofisticado, actual ou retro.

Constatei que à excepção de algumas marcas, a grande maioria dos designers presentes não possui ponto de venda físico sendo o recurso mais usual e imediato para promover marcas e comercializar trabalhos, a internet. Blogs, websites ou sites especializados em venda online como o etsy.com.
Esta é a realidade de um número inimaginável de artistas anónimos e das dificuldades de implementação num mercado em que nem sempre o talento e a qualidade são garantia de sucesso.

Nesta perspectiva, eventos como o Fitting Room são cada vez mais importantes.

A arte, nas suas diversas manifestações criativas.

A emoção, que nos abre a porta a mundos interiores maravilhosos.

Leave a Comment