Grupo “Peripécia Teatro” em Esposende

Grupo “Peripécia Teatro” em cena no Auditório Municipal de Esposende

 

 

Sábado dia 16 de Setembro, o grupo Peripécia Teatro, voltou a subir ao palco do Auditório Municipal.

Inserido no ET – Encontro de Teatros IX (Iniciativa organizada pelo Gaterc com o apoio do Município, os dois protagonistas “encheram a sala” com uma brilhante interpretação da sua peça original “La Tortilla de Mi Madre”.

Fundada em 2004 e sedeada em Vila Real, a Companhia propõe espectáculos de criação própria, algumas das quais passaram já por edições anteriores dos ET.

La tortilla de mi Madre” é uma tragicomédia sobre “a solidão, a criação e o tempo que passa” que não deixou ninguém indiferente.
Tanto pela forte carga poética – uma melancolia velada e inequívoca, como pelos momentos de humor que arrancaram sorrisos e gargalhadas da plateia.

A subjectividade da Arte, abre a porta a uma multiplicidade de interpretações, recontadas a cada um de nós, espectadores, e permite tanto a possibilidade do óbvio e linear, como um mergulho introspectivo sem regresso.

Deparamo-nos com o desenrolar de duas histórias paralelas – um escritor sem inspiração, e a existência quotidiana de uma personagem animada que parece habitar a sua imaginação.

Porém, apercebemo-nos de que esta, é na verdade a sua mãe.
E ambos parecem “coabitar” numa dimensão paralela, até ao derradeiro embate com a realidade.

O tempo, efectivamente passa.

Os laços diluem-se na ausência, enquanto estamos demasiado ocupados para perceber…

 

Inês Soares
Esposende Semanário, 2018

Leave a Comment