RWM – Gostava que me  falasses um pouco sobre esta colecção…

JT – Esta é uma colecção de uma marca portuguesa que se chama Red Oak, uma marca muito jovem.
Com cerca de dois anos, já tem dezasseis lojas em Portugal e está a iniciar a internacionalização.
Estamos a começar as vendas em Itália, na Grécia e em Espanha, tendo estado presentes numa feira de referência a nível mundial, a Bred and Butter, (e estaremos na próxima estação!), e este, foi o nosso primeiro desfile.

 

RWM – Na edição anterior do Portugal Fashion, apresentaste-te em nome individual, com a colecção Júlio Torcato…

JT – Eu tenho essa vertente, sou designer há vinte anos, trabalho tanto com a indústria como em meu nome individual, com a minha própria marca.

RWM – No entanto, esta colecção é marcadamente “Júlio Torcato”…

JT – Sim, eu tenho uma vida de designer ligada ao sportswear e ao jeans, a conceitos muito jovens, dai fazer todo o sentido fazer isto com a Red Oak.

 

RWM – O que te inspira?

JT – Normalmente inspiro me em tudo o que acontece. Tudo, e também muito pouco… Às vezes são coisas muito grandes e muito abrangentes, outras vezes, são pequenos pormenores, e dai nasce a inspiração.
Concretamente neste desfile da Red Oak: o ADN e o conceito desta marca nasceram de uma viagem que fizemos a Nova Iorque.
Queríamos fazer uma marca, e aquela viagem foi inspiradora. Fascinou-nos o soul, o Times Square, as luzes, a calma do Central Park, o ambiente artístico-marginal alternativo de Brooklyn… isso serviu de inspiração para este desfile.

 

RWM – Tens muito em conta as tendências da moda e as correntes de gosto, ou dás largas à imaginação tentas “lançar a moda”?

JT – As tendências valem alguma coisa… (pouco, penso eu!) porque nós trabalhamos para o publico, e este publico mais jovem e alternativo veste mais a sua própria identidade, a sua própria atitude, e então mistura várias coisas.
Nós tentamos ir ao encontro disso, além das tendências.
Mais que tendências, procuramos produzir e desenhar atitude!

 

Texto: Inês Soares
Fotos: Portugal Fashion

Inês Soares

Fotos: Portugal Fashion

Leave a Comment