Em Março, o Terreiro do Paço recebeu a 34ª edição de ModaLisboa.
Nomes bem conhecidos e várias novidades, como a dupla angolana Mental e a marca de jeanswear Salsa desfilaram as propostas para o Inverno 2011.

O museu do design e da moda (MUDE) aliou-se ao evento para apresentar LAB, o espaço dedicado aos novos talentos e criações mais alternativas e conceptuais: Aforest-Design, Vitor, Lara Torres, e a estreia de Ricardo Andrez, o jovem designer do Porto, já considerado o ‘newcomer’ da moda na Espanha.

Sentida a ausência de José António Tenente, que por se encontrar envolvido em inúmeros projectos, optou por não apresentar desfile. No entanto, ofereceu ao público uma belíssima exposição na Casa da Cultura do Cartaxo: uma viagem pelo seu percurso criativo através de maravilhosos vestidos.
O Portugal Fashion, no edifício da Alfandega do Porto, contou com um calendário diferente das últimas edições. Ana Salazar e a dupla Alves/Gonçalves, encantaram o púublico do Norte com as criações apresentadas dias antes em Lisboa. Fátima Lopes, Filipe Oliveira Baptista, Storytailors e Luís Buchinho – celebrando vinte anos de carreira, levaram ao Porto as colecções desfiladas na semana de moda de Paris.
Luís Buchinho, tornou-se o criador do momento ao apresentar numa iniciativa conjunta entre a Galeria Dama Aflita e a Pedras e Pêssegos no Porto, uma exposição de desenhos, croquis e ilustrações que nos revelaram o lado artístico mais escondido do estilista.

Katty Xiomara, a convite da União Europeia, esteve presente numa feira de tendências no Japão.
Os Storytailors, abriram loja no Porto e organizaram apresentações originais como a encenação de um casamento. Marcaram ainda presença na primeira Fashion Weekend portuguesa, em Aveiro.
Museum Fashion Weekend, um interessante evento de moda realizado no Museu-Mosteiro de Santa Joana Princesa, onde entre outros, se destacaram a estilista espanhola Krizia Robustella e Celsus, que parte em seguida para a Bielorússia onde recebe as melhores críticas quer do público quer da imprensa.

Nuno Gama, representou Portugal na Polônia, na segunda edição da Fashion Philosophy.
Em Abril, a Casa da Musica do Porto foi o palco da primeira edição de The Famouse Revelation Awards, uma iniciativa inovadora que se vestiu de noite de gala para premiar os talentos que mais se destacaram ao longo de 2009 em diversas áreas do mundo da moda em Portugal.
Em Maio, Lisboa teve um cheirinho de Brasil: O Rock in Rio e o Mercado Mundo Mix, que aconteceu no Castelo de S. Jorge e contou com a presença de vários nomes da moda brasileira.
Em Junho, o concurso Acrobatic – Novos Talentos, foi aguardado com expectativa. Finalistas de design de moda de várias escolas do país, apresentaram coordenados criativos e originais, em estilo jovem e alternativo.
O acontecimento deste Verão, foi sem duvida o primeiro Estoril FashionArt Festival, o evento prometido por Eduarda Abbondanza no encerramento da última ModaLisboa/Estoril na Cidadela de Cascais, em Outubro passado.

Com organização conjunta da Associação ModaLisboa, Câmara Municipal de Cascais e Turismo do Estoril, o Festival integrou exposições, desfiles e debates, com nomes criteriosamente convocados das fileiras da Moda, Fotografia, Publishing, Cinema, Video Art, Arte Pública e Food Design, sendo a Espanha o país convidado.

Leave a Comment