APICCAPS faz do calçado português uma referência na moda internacional.

 

Todo o processo de internacionalização das marcas portuguesas de calçado tem passado pelo trabalho desenvolvido pela APPICCAPS  (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus sucedâneos), que em parceria com a AICEP e o apoio do Programa COMPETE tem levado a cabo ao longo dos últimos anos uma mega campanha de marketing de forma a promover e colocar o calçado português nas principais feiras, desfiles e revistas de moda internacional.

A necessária reestruturação de um sector que durante muitos anos foi vocacionado apenas para a produção aliou o “saber-fazer” acumulado ao longo de gerações à criatividade e originalidade do design bem como ao recurso a novas tecnologias, para dar resposta a mercados cada vez mais competitivos e exigentes. O calçado português está na moda e reivindica um estatuto de referência internacional que apenas nos habituamos a dar a Inglaterra ou Itália. A indústria reinventou-se assumindo uma perspetiva de inovação e investiu como nunca na promoção e divulgação dos seus produtos.

Uma estratégia de marketing delineada ao pormenor, que se tem desdobrado em ações quer junto da imprensa, quer junto de potenciais clientes, projetando uma nova imagem, tem vindo a refletir-se  numa forte presença na internet através do  site www.portuguesesoul.com assim como na publicação da PORTUGUESE SOUL  magazine, a primeira revista da especialidade. Bonita e sofisticada, cheia de conteúdo interessante,  tornou-se rapidamente uma referencia incontornável no segmento das publicações de moda em Portugal, sendo distribuída em mais de 90 países.

Estas iniciativas, somadas aos inúmeros editoriais de moda publicados em revistas de prestígio e à presença assídua de marcas como Luís Onofre; Fly London;; Goldmud;; Dkode; Cohibas e Nobrand no desfile coletivo de calçado do Portugal Fashion, têm contribuido para projetar Portugal além-fronteiras. Sendo a promoção externa a primeira das prioridades do sector, a APPICCAPS tem como objetivos a consolidação da posição já alcançada, a diversificação de destinos de exportação, a abordagem de novos mercados e a internacionalização de novas marcas.

A nova imagem da indústria portuguesa do calçado, reflete-se na campanha anual “Portuguese Shoes – The Sexiest Industry in Europe”. Uma abordagem ousada e irreverente que imprime inovação e juventude a um sector que a nível interno era considerado conservador e tradicional. Qualidade, design, “fashion sense” e uma estratégia de marketing e publicidade bem delineada, fazem do sector do calçado português um modelo de sucesso e um exemplo de otimismo e determinação.

Por: Inês Soares
Published in: Drops Magazine

Leave a Comment