Com o objectivo de premiar a criatividade dos novos talentos em várias categorias da Moda ao longo do ano 2009, surge a primeira edição do evento THE FAMOUS REVELATION AWARDS.

Os vencedores:

Ricardo Andrez, Criador Revelação Homem

Jordann Santos, Criador Revelação Mulher

 

Ruben Rua, melhor Manequim Masculino

 

Sara Sampaio melhor Manequim Feminino

 

Frederico Martins, o melhor Fotografo

Juliana Lapa, melhor Produtora de moda

Rui Rocha, melhor Hairdresser

Tinoca, melhor Make Up Artist

 

O Prémio Carreira/ Prestigio, foi atribuído pela organização a Eduarda Abbondanza, como reconhecida impulsionadora da moda portuguesa.

Os concorrentes foram seleccionados pela organização e submetidos a uma votação pública entre os dias 28 de Abril e 2 de Maio, votação esta, aberta a toda a comunidade online.

Este concurso, apresentou-se como uma iniciativa interessante sob vários pontos de vista: o facto de revelar jovens profissionais num mercado cuja visibilidade não é  de todo facilitada, e o facto de se realizar no Porto, contrariando a ideia de que “tudo acontece em Lisboa”, são factores para que o projecto possa vir a afirmar-se no panorâma da moda em Portugal, caso sejam limadas algumas arestas.

Se os nomes participantes são escolhidos por uma determinada organização, já o critério das votações e o próprio resultado do concurso são totalmente subjectivos.

Para além de o site através do qual as votações foram efectuadas não estar a funcionar nas devidas condições, (muitas vezes não era possível o membro registado votar em todas as categorias), ganha, nem sempre o melhor profissional, mas o mais popular.

(O que tiver mais amigos no facebook ou quem fizer a melhor “campanha”).

Seria, na minha opinião, mais pertinente, dar a voz ao público, sim, mas na selecção dos participantes, e posteriormente, um júri qualificado e competente na atribuição dos prémios…

Texto: Inês Soares
Fotos: reprodução da internet

Leave a Comment